O nosso Ribatejo

27-04-2022

Com Lisboa na foz, o rio Tejo atravessa o meio de Portugal. Se se deslocar ao longo do rio a partir de Lisboa, encontra-se na zona rural menos visitada do Ribatejo, o coração e a alma de Portugal. Literalmente, significando a costa ao longo do Tejo, o Ribatejo é a mais rica área agrícola e de pastagem do país. 

Aqui encontrará a alma e a história portuguesas escritas nos rostos das pessoas e justapondo erros cronológicos do passado e da vida moderna. Manadas de touros e cavalos soltos, entre pequenas aldeias escondidas entre arrozais e florestas de carvalhos, parecem perdidos com o passar do tempo. 

Os terrenos férteis, prados verdes e olivais pavimentam a paisagem para os mosteiros, igrejas góticas e imponentes castelos que pontuam os cumes dos montes alinhados em direção ao algo mítico Património Mundial da Unesco de tomar, proporcionado um quadro de intensas possibilidades para quem tem um olhar atento e mente curiosa.

- O Sal da Terra: Na encosta de uma pequena montanha, como por magia, pequenos montes de sal refletem o sol como flocos de neve. Aqui, longe da costa, o Sal brota da Terra. Memórias de um Mar Antigo que dão vida às histórias ancestrais e ao carácter telúrico deste lugar. 

- As Uvas do Tejo: O vinho é produzido nas margens do rio Tejo, há cerca de dois mil anos. O Ribatejo é aclamado como uma das regiões produtoras de vinho mais antigas de Portugal, e as vinhas agraciam as margens do rio Tejo desde os tempos romanos. 

- O Azeite: Além dos alimentos, o azeite tem sido usado para rituais religiosos, medicamentos, como combustível em lamparinas, fabricação de sabão e a aplicação de cuidados co a pele. A zona envolvente Convento, é o coração da região do Ribatejo, que tem uma história de produção dos melhores azeites portugueses devido ao seu clima tipicamente mediterrâneo e aos verões quentes.

- O Cavalo Lusitano: Estamos localizados no coração dos criadores de cavalos lusitanos. Os cavalos fazem parte da cultua e do cenário local, onde os rebanhos podem ser vistos em liberdade, e muitas coudelarias estão nas proximidades do Convento. A majestade graça e agilidade dos cavalos lusitanos é lendária, e está ligada à história Portuguesa, por muitas vitórias em batalha. 

- O Touro Bravo: O touro bravo é um animal mitológico profundamente admirado no Ribatejo. Muitas manadas podem ser encontradas pastando livremente na Lezíria, e nos campos não muito longe do Convento. Símbolo da biodiversidade da região e da sobrevivência dos últimos descendentes dos auroques. 


© 2021 Convento. MBA MKT DIGITAL | 2021/2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!