O início do Convento

01-04-2022

"O Convento foi erigido num lugar ermo, "entre a vila da Chamusca e a igreja do Pinheiro", então da Ordem de Cristo, num local onde já existia em 1505 uma pequena mas "bem guarnecida" ermida, votiva do franciscano Santo António. 

O Convento de S. António do Pinheiro foi fundado pelo rei D. Manuel I em 1519, no que são concordes todos os cronistas, sendo "agradável o sítio pela vizinhança do rio e vista dos campos que o cercam da outra parte, acompanhando a vila da Golegã, sua fronteira ao Norte".

Chamava-lhe o povo, carinhosamente, "o conventinho" dadas as modestas dimensões e a pobreza da arquitetura, com os seus "dormitórios térreos, as paredes de taipa, a igreja pequena, enfim domicílio de filhos verdadeiros do grande Patriarca S. Francisco. Quando El-Rei D. Manuel o viu ficou edificado, que não se podia explicar senão admirações, e tanta estimação fez desta humilde casa pelo seu abatimento, que logo mandou gravar as suas armas e esferas por numerosas partes dela, para que de todas se visse que assim pobre e desprezível a tinha em maior apreço do que se fora muito sumptuosa"."


- Livro História da Chamusca, das Origens a 1643



© 2021 Convento. MBA MKT DIGITAL | 2021/2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!